ESPIRAIS DE TAMBOR
As espirais de tambor são concebidas e produzidas para minimizar el volume de uma potencial correia transportadora. O seu nome deve-se à estrutura cilíndrica do seu elemento central, chamado, precisamente, “tambor”.
É de facto o tambor central que converte a força de atrito dinâmico, gerada pelo tapete sob pressão sobre a sua superfície externa, de força dissipativa em força conservativa, assim permitindo o movimento do tapete.
A estrutura da espiral é a parte onde fica o tambor e sobre a qual são fixadas as colunas que suportam as curvas. As curvas da espiral têm por função suportar o tapete rolante que se enrola sobre o tambor; sobre estas é fixada uma cabeça deslizante em plástico de alta densidade e baixo coeficiente de atrito.
A estrutura garante limpeza e desinfeção fáceis. Os alimentos podem ser transportados a granel, confecionados, ou em tabuleiros específicos.
A resistência e durabilidade das espirais de tambor Vimek permitem ser utilizadas durante ciclos de trabalho contínuos e em condições extremas de temperatura, velocidade e carga de produto. A largura do tapeto varia entre 200 mm e 1500 mm.